Brasil é o país com maior carência de mão de obra qualificada

QualificaMão de obra qualificada é o trabalhador que tem as qualidades mínimas exigidas para exercer a função para a qual ele está sendo contratado. Desde a mais simples até a mais sofisticada. Mas o país vem há alguns anos enfrentando uma verdadeira crise nessa área. A origem do problema já é uma velha conhecida do mercado: a precariedade da educação brasileira. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, metade dos trabalhadores brasileiros não completou nem o ensino fundamental.

Dados ainda confirmam que cerca de 90% dos novos empregos no Brasil com carteira assinada exigem pelo menos o ensino médio completo, o antigo colegial. Só que quase metade dos trabalhadores aptos a trabalhar no país não completou nem o ensino fundamental. Outros 16% enquadram-se na condição de analfabetos funcionais, aqueles que, embora consigam ler, não são capazes de interpretar textos ou fazer as operações matemáticas mais simples.

A situação fica ainda mais evidente quando analisamos regiões específicas. No centro de Manaus, por exemplo, uma fila se forma desde as 4h da manhã, todos os dias, ao redor do Sine – Sistema Nacional de Empregos, do Ministério do Trabalho. Todas as pessoas estão lá atrás de emprego. E de todas as vagas oferecidas anualmente apenas menos da metade conseguem ser preenchidas por causa da baixa escolaridade e da baixa qualificação profissional dos candidatos.

Este assunto foi tema de um artigo da Exame.com deste mês que relata que 92% dos recrutadores brasileiros enfrentam dificuldades para encontrar mão de obra qualificada no mercado. A pesquisa foi realizada em 12 países e revelou que o Brasil, junto com a Áustria, é o país onde é mais difícil preencher vagas por falta de profissionais qualificados. Confira http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/achar-gente-qualificada-e-dificil-para-92-dos-recrutadores

Fonte: Globo.com, Exame.com

Deixe um comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário


[ Ctrl + Enter ]

© 2009 – 2013 GRUPO VERALANA