Qualificação x Demanda Profissional

Ao contrário de diversos cenários externos, no Brasil a procura por profissionais continua bastante aquecida neste início de 2011. Alguns setores, em especial, estão apresentando um desempenho mais forte na demanda de contratação do que outros. Na VERALANA, especificamente, a demanda por profissionais nas áreas de serviços, bancos, logística e call center aumentou muito nos últimos meses. “Seja pela falta de produtividade, por questões de infraestrutura ou falta de mão de obra, o ponto é que a demanda de contratações continua aquecida”, comenta Mauricio Menezes, sócio-diretor da Veralana.

 Muitos analistas acreditam que uma das grandes dificuldades no mercado hoje é encontrar mão de obra qualificada para os cargos disponíveis – uma das razões da demanda estar tão em alta. Mas como resolver essa lacuna? “A grande questão de nosso país começa na má formação básica dos indivíduos, que no meu ponto de vista é muito precária. Desta forma, todas estas pessoas que estão chegando ao mercado de trabalho terão mais dificuldades com a formação técnica e a qualificação, e, por sua vez, levarão mais tempo para atingir o nível desejado, não acompanhando a nossa necessidade de expansão e crescimento. E este está sendo o grande impeditivo para um desenvolvimento mais rápido e estruturado das empresas” acrescenta Mauricio.

 Mas como lidar com esse tipo de dificuldade nas empresas? É aí que entra o papel do RH, com seu dinamismo, improviso e perspicácia para fazer os cargos serem ocupados por profissionais qualificados. “Não existe mágica. É saber reter aqueles que são importantes para o negócio da empresa e criar mecanismos de pulverização do conhecimento na instituição, formando aqueles que estão chegando”, explica Mauricio.

 Claro, que isso não será suficiente para atender a procura atual do mercado e é aí que os cursos de preparação de profissionais, como os de especialização e coaching entram. Isso porque formar profissionais que estão chegando ao mercado e oferecer mais conhecimento para aqueles que já atuam é o grande desafio atual e para os próximos anos em nosso país. Se soubermos trabalhar de maneira focada e criteriosa nessa área, certamente em alguns anos teremos uma situação mais normalizada em termos de demanda profissional e o conhecimento voltará a ser a maior riqueza que o ser humano possuirá, como no início da civilização.

Deixe um comentário

1 Comentários.

  1. Excelente pauta, muito pertinente ao momento do Brasil e aquecimento do mercado! Vamos fazer nossa parte.

Deixe um Comentário


[ Ctrl + Enter ]

© 2009 – 2013 GRUPO VERALANA