img3

A importância do RH nas empresas

O profissional de RH é fundamental para o bom funcionamento da empresa. Neste artigo você vai saber tudo o que faz o RH para o desenvolvimento de pessoas e empresas. Continue a leitura!

Qual a importância do departamento de Recursos Humanos nas empresas?

“Empresas são feitas por pessoas”.

Essa afirmação é muito verdadeira e para confirmar basta conhecer qualquer empresa em qualquer lugar do mundo.

Em qualquer segmento do mercado, nos mais variados locais do planeta, as pessoas estão presentes pois elas são partes fundamentais das organizações empresariais. 

As pessoas são o “capital” necessário de qualquer empresa.

E para gerir esse capital, é preciso contar com um setor especializado em utilizar esse recurso da melhor forma possível. O setor de Recursos Humanos.

Quais as funções do RH nas empresas?

A área de Recursos Humanos é essencialmente de serviços. Suas funções variam de acordo com o tipo de organização a que pertencem, sempre visando a integração eficaz de todos os departamentos em busca dos melhores resultados.

Mas, o quê exatamente faz um profissional de RH? Quais são as suas principais atribuições? Entre as diversas atribuições e responsabilidades do departamento de Recursos Humanos podemos destacar:

Recrutamento e seleção

O setor de RH é responsável pelo processo de atração, seleção, entrevista e contratação de novos profissionais. Esse procedimento pode ser realizado tanto internamente, abrindo as vagas para os colaboradores que já fazem parte da empresa, quanto externo, quando os profissionais são buscados no mercado de trabalho.

Encontrar os talentos certos, planejar processos de seleção eficientes e garantir que a empresa contrate os mais alinhados aos seus propósitos e sua cultura, influencia nos resultados que serão gerados pela empresa.

Cargos e salários

O profissional de RH é responsável pela definição dos cargos da empresa, descrevendo e especificando cada um deles, de forma a garantir que os salários sejam compatíveis com as funções e responsabilidade

É função do RH fazer a pesquisa dos valores das remunerações e tipos de atribuições de cada cargo. Essa ação contribui para a definição, com maior chance de acerto, do plano de cargos e salários da companhia, de forma que este seja alinhado com o mercado e atrativo para a equipe.

Treinamento e desenvolvimento

Os programas de treinamento e desenvolvimento têm o objetivo de incentivar novas habilidades técnicas, comportamentais e emocionais nos funcionários, com o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e ampliação das suas competências já existentes.

Os treinamentos podem ser técnicos, com o objetivo de ensinar tarefas específicas a serem realizadas, e também de integração, visando ajudar novos colaboradores a se adaptarem ao ambiente e a equipe de trabalho.

Avaliação de performance

A avaliação e gestão de desempenho é importante para o alinhamento das informações e a comunicação efetiva de todas as estratégias da empresa, pois não somente os líderes ficarão com a responsabilidade de lidar com o alcance das metas, todo o time estará envolvido para o sucesso do negócio.

Para que a gestão de performance alcance o sucesso esperado é necessário que as metas da organização sejam claras e o RH também tenha uma gestão de desempenho alinhada, para construírem uma política de recompensa justa e atrativa aos colaboradores com regras e comunicação transparentes.

Retenção de talentos

Essa é uma das funções mais importantes do setor de RH, pois consiste no desenvolvimento de estratégias para a diminuição da rotatividade de colaboradores, bem como ações para atrair e mantê-los. E esse é apenas um dos indicadores da área de RH.

Em mercados cada vez mais necessitados de profissionais talentosos e diferenciados, esse é o maior desafio do setor de RH. Para alcançar o objetivo de atrair e manter os melhores talentos, é necessário oferecer pacotes de benefícios que sejam atraentes. ( Nao colocar isto)

Pensar em planos de carreira, gestão de clima organizacional e outras questões que fazem parte das competências do RH.

Competências

O profissional de RH atua como um intermediador e conciliador entre colaboradores e a empresa. É imprescindível que este profissional saiba conduzir de maneira pacífica e justa os relacionamentos internos de uma empresa. Por isso, existem algumas características e habilidades necessárias para quem deseja atuar nesta área, tais como: 

  • Ser discreto 
  • Ser paciente 
  • Saber se comunicar de maneira efetiva e assertiva 
  • Ter falas objetivas 

Qual a diferença entre RH e Departamento Pessoal?

O setor de Recursos Humanos se dedica aos processos de recrutamento e seleção, elaboração das políticas de gestão da organização, treinamento e desenvolvimento de pessoal, avaliação e elaboração de estratégias, enquanto que, cabe ao setor de departamento pessoal dedicar-se a funções de cunho mais administrativo. 

Em resumo, o RH tem um papel central e estratégico no desempenho da empresa e sua performance pode gerar grandes avanços e ótimos resultados na organização.

Por isso, contar com os melhores talentos de RH deve ser uma prioridade para gestores, assim como a manutenção do engajamento dessas pessoas. 

Afinal, o status do RH e de seus profissionais reflete em toda a empresa.

Para isso, conte com a Veralana! Para mais informações, acesse nosso site.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Fale Conosco

Tem uma pergunta ou deseja entrar em contato com a gente?
Envie-nos uma mensagem.