img4

Como reduzir custos da sua empresa usando a terceirização?

Como reduzir custos da sua empresa usando a terceirização?

A seguir veremos alguns pontos que mostram como reduzir custos da sua empresa usando a terceirização.

Otimizar custos e recursos é uma busca presente em diversos segmentos do mercado e, nesse sentido, a terceirização se mostra como uma solução devido à maior agilidade na distribuição de recursos e ao ganho de escala que a empresa terceirizada emprega nas atividades.

Atualmente, a lei da terceirização permite não só terceirizar as atividades-meio, mas também, as atividades-fim das empresas. Ou seja, qualquer atividade e/ou função pode ser terceirizada.

O que é terceirização?

Antes de contratar serviços terceirizados é importante entender o que é a terceirização. 

Que nada mais é que, um modelo de negócio que possibilita que uma empresa contrate uma outra empresa para realizar algumas atividades do seu negócio para ela.

Na maioria da vezes, são aquelas atividades que são consideradas mais “genéricas”, como a área de portaria e os serviços de limpeza, mas podem ser atividades mais específicas e complexas do negócio.

É importante entender que os benefícios da terceirização não se resumem apenas do valor financeiro propriamente dito, mas também a diversos outros aspectos.

Mais tempo disponível

Ganhar algumas horas durante o dia para fazer as atividades principais da empresa vai fazer com que o os projetos sejam pensados com cuidado e, consequentemente, os resultados terão aumento.

O chamado core business, ou a atividade-fim do negócio, terá prioridade sobre os outros setores se o trabalho estiver terceirizado e recebendo também a devida atenção. Projetos, campanhas e outras ações podem ser desenvolvidas a fim de melhorar os resultados.

Além disso, empresas que promovem a terceirização acabam investimento muito mais em capacitação de funcionários, proporcionando ao contratante, serviços de maior qualidade e confiança.

Maior desenvolvimento econômico

Grandes empresas contam com enormes estruturas burocráticas e, por isso, acabam enfrentando dificuldades na tomada de decisões. A terceirização surge, então, como uma opção, pois segmenta essas corporações em pequenas unidades de negócio.

Dessa forma, surge a demanda de novos empreendimentos, e as grandes companhias contratam seus serviços. Isso eleva a receita do Estado com o aumento de benefícios econômicos e a demanda de novos empregos.

Menos motivos para preocupar-se

Terceirizar resulta em economia, pois ao contratar uma empresa que é responsável pelos funcionários prestadores de serviço. Ela, muitas das vezes, terá a responsabilidade de cuidar das questões trabalhistas, bem como da contratação, da demissão e do treinamento.

É possível terceirizar os serviços de conservação e limpeza, o que facilita na execução de outras atividades e focar no core business; pode também terceirizar a segurança, serviços administrativos, transportes, serviços de TI, recepção e muito mais. Para isso, basta saber pesquisar qual é a melhor empresa e se ela é a cara do seu negócio. 

Economia de recursos humanos

Quando sua empresa é responsável pela contratação de serviços, as chances de encontrar profissionais inadequados é alta, aumentando seu trabalho e preocupação com recrutamento e seleção.

Quando a empresa decide terceirizar essa função, encontra facilidades muito maiores.

Isso ocorre pois o mercado de terceirização vem crescendo muito, e com ele, a necessidade dos profissionais de se atualizarem e se qualificarem.

Sendo assim, a contratante não terá preocupações em encontrar os funcionários adequados, confiando à empresa essa obrigação. E quando algo não estiver de acordo com seus padrões, a solução é muito mais simples: Pedir a substituição do funcionário terceirizado.

A manutenção de equipamentos eletrônicos como computadores, por exemplo, pode ser feita por profissionais que não precisam ficar permanentemente na empresa. Eles podem ir em dias programados, seguindo um cronograma pré-estabelecido.

A terceirização é uma solução objetiva para necessidades pontuais das empresas.

Crescimento da Empresa

Somando todas as vantagens citadas, é possível perceber que a empresa que investe em terceirização de serviços, tende a crescer em grande escala.

Com todas as atualizações e qualificações, terceirizar se torna uma opção viável e de grande visão para gestores que pretendem investir tempo e qualidade em suas empresas, mas também desejam reduzir custos.

É possível, a partir dessas vantagens, pensar em formas de expandir seu negócio, e alcançar novos objetivos, apenas reduzindo suas preocupações e ganhando mais tempo para planejamento.

Aqui vão alguns serviços comuns que podem ser terceirizados:

Recepção

A recepção é a formadora da primeira impressão que um cliente, visitante ou colaborador vai ter sobre a empresa. Recepcionar bem os usuários e os visitantes mostra a preocupação com um bom atendimento, proporcionando a construção de uma boa imagem.

Copa

Profissionais devidamente uniformizados e treinados oferecem a operacionalização desta atividade, que envolve não apenas o serviço de distribuição de água e café, como também a organização dos preparativos para alguma reunião especial.

Portaria e controle de acesso

Um serviço feito por profissionais treinados e instruídos para recepcionar, checar a autorização de entrada do visitante, cadastrar e encaminhar os visitantes, podendo também fazer o controle de entrada e saída de materiais e equipamentos. Nos serviços de terceirização de portaria, os funcionários também podem fazer atendimento ao telefone da portaria, orientação de público em perímetros determinados, assim como um monitoramento cuidadoso do acesso à empresa.

Mensageria

Esta é uma área que exige total zelo e sigilo de informações.

Para tanto, profissionais altamente treinados e qualificados são escalados para desenvolvimento dos serviços de distribuição interna ou externa de correspondências.

Gostou das dicas?Se quiser saber mais sobre os tipos de serviços terceirizados e como são feitas as contratações, e assim reduzir os custos e otimizar os recursos da sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Fale Conosco

Tem uma pergunta ou deseja entrar em contato com a gente?
Envie-nos uma mensagem.