img1

Dicas para contratar Serviços Terceirizados

A terceirização de serviços traz diversos benefícios, sendo o principal deles a melhoria da qualidade nos serviços e otimização de tempo, pois a empresa passa a se dedicar à sua área estratégica, sabia? Separamos algumas dicas importantes sobre este modelo de negócio.

O que é terceirização?

Antes de contratar serviços terceirizados é importante entender o que é a terceirização. 

A Terceirização um modelo de negócio que possibilita que uma empresa contrate uma outra empresa para realizar algumas atividades do seu negócio para ela.

Na maioria da vezes, são aquelas atividades que são consideradas mais rotineiras, como a área de portaria e os serviços de limpeza, mas podem ser atividades mais específicas e complexas do negócio.

A lei da terceirização permite que qualquer setor de uma empresa possa ser terceirizado, seja ela uma atividade-meio do negócio ou uma atividade-fim. 

Contratar uma empresa terceirizada traz, também, muitos benefícios financeiros. Você não precisa selecionar, administrar a folha de pagamento e treinar as pessoas. A equipe já está contratada de acordo com a legislação trabalhista brasileira, com todos os EPI’S necessários e treinadas para a execução dos serviços.

Isso acontece porque você deixa de se preocupar e de investir em áreas não-essenciais para o seu negócio, focando somente em seu core business.

Além disso, os benefícios da terceirização vão além do valor financeiro. Ela permite mais qualidade nos serviços, já que as empresas terceirizadas geralmente são especializadas nas atividades que desempenham.

Regras da terceirização

Existem algumas regras importantes que você precisa saber para contratar serviços terceirizados.

Essas regras devem ser cumpridas para que a solução não se torne uma dor de cabeça. Apesar do benefício de conseguir mão de obra qualificada e treinada, a contratante torna-se corresponsável pelos colaboradores que trabalharão nas dependências da empresa.

É importante compreender, ao menos basicamente, as leis que contemplam seu segmento de negócios, assim como quais documentações são necessárias para a contratação do serviço.

Qualquer irregularidade, como fraudes sociais ou trabalhistas na contratação ou sonegação de impostos, pode resultar em responsabilidade subsidiária ou solidária à quem contrata os serviços. Assim, além do conhecimento das leis, é importante que se estabeleça em contrato algumas punições para eventuais descumprimentos das regras.

Outras atitudes que contribuem para a execução correta do acordo é a exigência de nota fiscal dos serviços realizados, dos relatórios periódicos, e também o acompanhamento dos contracheques dos trabalhadores em atividade. Esses documentos são bons indicadores do cumprimento das leis trabalhistas.

Tipos de Serviços mais terceirizados

Você sabe que serviços terceirizados são mais comuns?

1. Segurança

Ao contratar serviços terceirizados de segurança, todo o patrimônio físico do estabelecimento fica resguardado por uma empresa especializada. No entanto, deve-se pesquisar muito bem a empresa antes de fechar negócio. Dessa forma, o contratante se assegura de que a prestadora escolhida conta com profissionais altamente capacitados para atuar prontamente na eventualidade de algum sinistro.

2. Serviços administrativos

Ao contratar serviços terceirizados administrativos, a empresa delega responsabilidades acerca da parte burocrática e da recepção. Inclui-se, por exemplo, profissionais para copa, telefonia, mensageria, produção, recursos humanos, portaria, contabilidade e assistência jurídica, etc.

3. Limpeza e Manutenção

Limpeza e manutenção sempre foram atividades frequentemente terceirizadas pelas empresas. Isso porque é mais prático e econômico contratar uma equipe especializada do que manter várias pessoas na folha de pagamento destinadas à essa função. A empresa terceirizada fica responsável por tudo, incluindo a disponibilização de toda a mão de obra e dos materiais necessários para a execução e manutenção dos serviços. É muito comum a contratação de limpeza para condomínios residenciais e comerciais.

4. Transporte

O transporte também pode ser terceirizado. Afinal, manter uma equipe para transportar funcionários ou fazer entregas é mais vantajoso do que contratar um motorista e arcar com os custos de com um veículo corporativo específico.

5. Serviços de TI

Contratar serviços terceirizados de TI é uma alternativa de que vem sendo adotada por várias empresas. Ela pode ser feita de forma remota ou presencial, de acordo com as necessidades e metas da organização.

6. Intralogística

Intralogística ou logística in house, como também é conhecida, é a atividades de movimentação de materiais dentro das unidades fabris, armazéns e centros de distribuição ou galpão logístico. Tem como objetivo garantir o perfeito funcionamento da distribuição de todos os insumos necessários para o bom funcionamento da organização. Contratar serviços terceirizados para esta atividade é uma ótima opção para otimizar tempo e garantir a organização.

Nova legislação

A Câmara dos Deputados aprovou, em 22 de março de 2017, a nova lei de terceirização. A lei foi sancionada pelo presidente Michel Temer no dia 31 de março.

A nova lei atinge, diretamente, empregados e empregadores e garante a criação de uma legislação específica para a atividade.

  • No regime anterior, as chamadas atividades-fim da empresa não poderiam ser terceirizadas. Desse modo, uma padaria, por exemplo, não poderia terceirizar os seus padeiros. Da mesma maneira, uma empresa de TI não poderia terceirizar os seus profissionais. 

Com a nova lei da terceirização, isso modificou. Atualmente, qualquer atividade pode ser terceirizada, seja ela considerada meio ou fim. É preciso lembrar que, antes da aprovação da lei, não havia normas específicas que regulamentavam essa questão. 

  • Também ocorreram mudanças relacionadas à responsabilização dos empregadores quando o assunto são verbas trabalhistas. A empresa tomadora de serviços pode vir a tornar-se responsável pelos débitos trabalhistas ou previdenciários, se quem a contratou não conseguir custear as despesas.
  • A nova lei não modifica a CLT para os empregados terceirizados, uma vez que continuam valendo os mesmos direitos elencados na legislação trabalhista.

Muitas coisas mudaram recentemente e interferem diretamente na dinâmica dos serviços terceirizados.  Faça uma análise estratégica das possibilidades reais de contratar serviços terceirizados ao negócio. Busque empresas que fazem uma gestão financeira correta e que esteja com todos os impostos pagos e com certidões negativas junto aos órgãos públicos. Ao fazer isso, você vai poder aperfeiçoar a administração do seu tempo e também dos investimentos para produzir cada vez mais e melhor.

Gostou das dicas?

Se quiser saber mais sobre os tipos de serviços terceirizados e como são feitas as contratações, desde serviços de limpeza e segurança até equipes de RH, entre em contato conosco agora mesmo.

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Fale Conosco

Tem uma pergunta ou deseja entrar em contato com a gente?
Envie-nos uma mensagem.