IMG03

Cuidados que a sua empresa precisa ter ao terceirizar serviços

A terceirização de serviços uma solução que tem atraído cada vez mais organizações que desejam minimizar custos, otimizar a infraestrutura e obter qualidade em áreas técnicas.

As vantagens são diversas. A contratação de mão de obra é uma ótima alternativa para eliminar a ociosidade, gerando aumento da produtividade; elimina gastos com seleção, recrutamento e treinamento de funcionários; possibilita uma qualidade maior no serviço prestado, pois a empresa contratada é totalmente especializada naquele tipo de serviço.

Uma outra grande vantagem da terceirização de serviços é que a empresa contratante fica totalmente livre para dedicar seu foco para a atividade central do seu negócio (core business).

Contudo, para aproveitar todos os benefícios deste modelo de negócio, é necessário tomar algumas precauções. Veja alguns cuidados que a sua empresa precisa ter ao terceirizar serviços.

  1. Busque empresas ou profissionais qualificados

Um dos primeiros cuidados que a sua empresa precisa ter ao terceirizar serviços é escolher o profissional ou equipe qualificada para o desenvolvimento do serviço. Gaste tempo e energia fazendo uma pesquisa para encontrar uma empresa segura e bem qualificada. Uma boa dica é buscar referências de empresas que já têm contratado o serviço. Assim é possível descobrir se aconteceu algum problema e se os profissionais dessa empresa são realmente aptos a exercerem as funções pelas quais foram contratados.

  1. Dê preferência para empresas transparentes

Da mesma forma como buscamos profissionais qualificados, a escolha de uma empresa transparente também precisa ser uma grande prioridade. Você deve buscar por empresas que tenham suas finanças e procedimentos devidamente claros. Em outras palavras, a contratada precisa disponibilizar qualquer documentação e comprovantes que sua contratada necessitar. Isso se aplica  principalmente em relação aos funcionários. 

Comprovantes de pagamento das obrigações trabalhistas, por exemplo, devem ser apresentadas à contratante.

Uma forma de assegurar essa transparência é registrar essa exigência no contrato de prestação de serviço. Caso não aconteça o envio do pagamento dos encargos dos trabalhadores, o pagamento à contratada ficará comprometido.

Alguns dos documentos que devem ser demonstrados pela contratada e que demonstram idoneidade são:

  • Documentos que certificam a qualidade dos serviços prestados;
  • Certidão negativa de débitos e os expedidos pelo INSS;
  • Certidão negativa do Procon;
  • Documentação societária, caso seja uma sociedade.
  1. Suspeite de preços muito abaixo do mercado

Este é um cuidado indispensável que a sua empresa precisa ter ao terceirizar serviços!

Sempre desconfie de profissionais ou empresas que ofereçam serviço terceirizado muito abaixo do mercado. Por isso, fazer pesquisas é tão importante. A decisão deve ser por empresas que apresentem valores cobrados de acordo com uma média comparada às outras empresas que prestem esse mesmo tipo de serviço.

Geralmente, o valor mais baixo reflete na deficiência de qualidade do trabalho oferecido. Por isso, a estrutura empresarial, atendimento, conservação dos equipamentos e qualificação dos profissionais devem ser observadas.

Além disso, confirme se ela cumpre a legislação e quais suas normas internas e confira sua documentação.

Fique atento, pois o barato pode sair muito mais caro!

  1. Faça um contrato seguro.

Depois de escolher a empresa que irá prestar os serviços terceirizados, outro cuidado é muito importante: A elaboração de um contrato. Este documento deve ser desenvolvido de acordo com a legislação atual e garantir a segurança para as duas partes desde o início até a sua conclusão.

Um contrato bem estruturado tem espécie preventiva. Nessa direção, o documento protege a empresa de problemas judiciais e estresses desnecessários. Ele deve ser totalmente claro para garantir o cumprimento dos deveres de acordo com a necessidade da contratante e da contratada.

Informações como como prazos, valores, regras e processos de produção devem ser bem especificados no contrato.

  1.  Supervisão e fiscalização dos serviços prestados

Mesmo se tratando de um trabalho terceirizado, é importante um acompanhamento constante da contratante para garantir a qualidade deste serviço. 

Da mesma forma, é indispensável avaliar se a contratada está cumprindo o contrato, pagando corretamente os funcionários.

A Reforma Trabalhista isenta a contratante de processos trabalhistas, ficando a cargo da subsidiária todas as obrigações relativas aos direitos dos empregados. Ainda assim, a empresa que contrata o serviço pode sofrer consequências nesse sentido.

A nova lei possibilita que em caso de processo e a terceirizada não pagar a condenação, o empregado acione a contratante na justiça.

É importante assegurar que tudo esteja acontecendo de acordo com o que foi definido em contrato.

Conclusão

As vantagens ao se terceirizar serviços são realmente muitas! 

Porém, é preciso tomar alguns cuidados pode evitar muita dor de cabeça no futuro. 

Mantenha-se atento às atualizações das regras trabalhistas para manter-se de acordo com todas as normas.

Se você procura por mais informações sobre a terceirização de serviços, acesse nosso site. 

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Fale Conosco

Tem uma pergunta ou deseja entrar em contato com a gente?
Envie-nos uma mensagem.