Coaching Executivo: Desenvolvendo o que há de melhor nos seus funcionários

O que pode estar faltando para a sua empresa crescer é capacitação e motivação dos seus colaboradores. Saiba como o coaching pode te ajudar!

Todo mundo que já trabalhou com o mundo corporativo sabe bem como ele pode ser estressante às vezes, seja por prazos apertados, pressão dos clientes e altas metas que podem tirar o sono até do funcionário mais apaixonado. Esses problemas se intensificam ainda mais quando a empresa possui falhas na organização interna, governança ou simplesmente quando os colaboradores não entendem seu papel e importância dentro do contexto geral da companhia.

Se deparando com tais situações no dia a dia, muitas empresas passaram a ponderar como poderiam melhorar a experiência de seus colaboradores e a produtividade dos mesmos, com isso surgiram alguns profissionais no mercado que suprem tais demandas, como profissionais especializados em processos, gestores de crise e coachings  executivos, sendo o último um dos mais importantes profissionais para melhorar o bem-estar dos funcionários e despertar o que há de melhor neles. 

O mais interessante é que mesmo com pouco tempo no mercado, o coaching executivo vem demonstrado seu altíssimo valor e beneficiado de diversas formas muitas empresas. E para te explicar melhor qual a função do coaching executivo, trouxemos neste texto as diversas vantagens que ele propicia.

O que é Coaching Executivo?

A função do Coaching Executivo é a de exercer intervenções dentro da governança das empresas com o intuito de melhorar a performance e a eficácia do trabalho de executivos e colaboradores com cargos de decisão e liderança. O coaching fará a organização e alinhamento das competências de cada um dos colaboradores decisivos com as necessidades de seus cargos, com o intuito de melhorar tanto o desempenho individual destes colaboradores, quanto o resultados e a performance dos que são liderados por eles.

Para atingir o objetivo de assistir os líderes das empresa, o coaching tem um trabalho extensivo, no qual, com base em um problema específico da empresa, como por exemplo, o baixo número de vendas, o coaching vai realizar uma série de análises, pesquisas, estudos, treinamentos e mentorias para atingir seus objetivos.

Alguns dos problemas que um Coaching Executivo é designado para solucionar são:  

  • Liderança ineficaz; 
  • Mudanças organizacionais;
  • Produtividade inferior ao potencial da empresa;
  • Má comunicação no relacionamento com clientes;
  • Colaboradores desmotivados;
  • Falta de objetividade, compromisso, metas e foco; 
  • Baixa qualidade na comunicação interna;
  • Baixo comprometimento com resultados.
  • Estresse, desequilíbrio emocional e problemas psicológicos;
  • Conflitos entre pessoas e equipes.

Para cada um destes problemas, o coaching deverá ter uma abordagem particular, estudando cuidadosamente a causa raiz da situação, os principais componentes que a perpetuam, quais são as possíveis soluções e realiza o trabalho necessário para solucionar a questão, como treinamentos, feedbacks, desenvolvimento de capacidades, otimização de comunicação e outros. Tudo com o objetivo de desenvolver super executivos e atingir alta performance.

Os benefícios do Coaching Executivo

  • Identificação do perfil do líder

Um coaching executivo precisa ter o tino para identificar bons líderes e isso significa conseguir mapear aspectos de gestão, comportamentais, de liderança e outras características necessárias para determinados cargos. 

O coaching também tem que ser bom para identificar pontos negativos, como gargalos, problemas de comunicação ou qualquer outro impeditivo para que o executivo realize bem sua função, com base nisso ele poderá instruir o líder e direcionar seus esforços para melhorar a governança.

  • Ajuda a lidar com a alta pressão do cargo 

Profissionais em cargos executivos normalmente são submetidos a grandes pressões e cobranças, algo que pode levar a resultados bastante negativos, como pedidos de demissão de profissionais competentes ou até mesmo a transtornos psiquiátricos graves.

O coaching executivo tem a função de ajudar estas pessoas a lidarem com a pressão que lhes é exercida, provendo práticas, soluções estratégicas e criativas e metodologias para enfrentar o estresse de maneira saudável, sem afetar a produtividade dos mesmos.

  • Melhora a capacidade de tomada de decisão

Decisões importantes são tomadas todos os dias por profissionais em cargos de liderança, muitas destas podem comprometer áreas inteiras ou até mesmo toda a empresa, por isso é fundamental que a escolha feita seja a certa e o coaching executivo pode ajudar com isso também. 

Ele tem o conhecimento necessário para oferecer aos decisores modelos de análise e diagnósticos de cada um dos cenários que forem apresentados, para que eles possam fazer a escolha mais assertiva mesmo em questões urgentes, nas quais a decisão tem que ser feita rapidamente.

  • Otimização na gestão de conflitos

Conflitos sempre vão fazer parte dos problemas da empresa, é um fato; e nem sempre é fácil gerenciá-los, ainda mais quando envolvem questões pessoais ou outros agravantes. O coaching deve ser capaz de entender o comportamento de cada indivíduo de uma equipe e entender o que ele pode fazer para diminuir atritos e acabar com conflitos, criando um ambiente harmônico. Tal conhecimento deve ser passado para os líderes, a fim de treiná-los para lidar com essas situações no cotidiano.

  • Consolidação da cultura organizacional

As diretrizes de uma empresa são as determinações que devem guiar o mindset dos líderes, mas nem sempre isso fica claro para os executivos de uma empresa. O coaching tem a função de consolidar a cultura organizacional com base nas diretrizes estabelecidas, reforçando a mentalidade que os líderes devem ter para com a empresa e seus colaboradores.

  • Aumento no nível de motivação e comprometimento do líder e dos funcionários

Como já foi dito, um cargo de liderança pode levar a altos níveis de pressão, resultando em estresse e outros problemas de saúde mental. Felizmente, quando o trabalho do coaching executivo é bem feito, tudo se torna mais positivo para o trabalho do líder, renovando sua motivação e comprometimento com a empresa e com seus funcionários.

Tal melhoria no ambiente proporciona, quase por “efeito dominó”, um melhor desempenho dos funcionários, que se sentem mais bem liderados para fazerem suas funções e reconhecidos quando as cumprem corretamente. Não tem como negar que todos estes pontos formam um conjunto que melhora o clima organizacional da companhia como um todo.

  • Aumento da produtividade + Potencialização de resultados positivos

Com todo o trabalho que o coaching executivo faz, naturalmente a produtividade da empresa aumenta, afinal, com um ambiente bem liderado, diretrizes bem definidas e motivação, os funcionários focam e se esforçam mais em suas tarefas.

Além de melhorar a produtividade, o coaching consegue potencializar, de forma expressiva, resultados positivos, na medida em que ele fortalece as qualidades dos líderes e corrige suas falhas, tornando-os aptos para tornar sua equipe ainda mais produtiva e para contornar problemas de forma eficaz.

Assim como tudo na vida, empresas têm problemas, eles podem ser simples, mas também podem ser graves. Empecilhos de liderança podem ser preocupantes e têm o potencial de causarem uma “bola de neve” de adversidades para uma companhia. 

Então, para que uma empresa consiga funcionar corretamente, ela precisa ter lideranças competentes e preparadas, que saibam lidar com suas equipes de forma eficaz. Se você está procurando por um profissional com este perfil, que seja especialista em coaching executivo, o Grupo Veralana pode te ajudar a encontrá-lo!

COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Fale Conosco

Tem uma pergunta ou deseja entrar em contato com a gente?
Envie-nos uma mensagem.