Como escolher a empresa de terceirização

Veja tudo o que você precisa saber para escolher uma empresa de terceirização ideal, que ajude a sua empresa a crescer e não traga possíveis problemas.

Quando fazemos a contratação de algum serviço ou uma compra de produto para nossa empresa, o principal objetivo é a melhoria no funcionamento e nos processos internos. Desejamos que as coisas fluam mais tranquilamente, com menos estresse e com maior produtividade, principalmente quando se trata da contratação de uma empresa terceirizada. O problema é que, nem sempre, fazer a escolha certa é fácil. É necessária muita pesquisa e comprometimento, do contrário a contratação pode acarretar em ainda mais problemas.

Alguns cuidados são necessários para evitar que o investimento resulte em mais gastos e “dores de cabeça” do que na facilitação e melhoria dos processos da empresa. Tendo esse desafio em vista, para facilitar sua empreitada em contratar uma empresa terceirizada, elencamos alguns dos pontos de atenção mais importantes para a escolha da empresa de terceirização certa para o seu negócio.

HISTÓRICO DA EMPRESA

Uma das atitudes mais importantes antes da contratação de uma empresa de terceirização é a pesquisa. Não só uma pesquisa mais geral, sobre as empresas do ramo que trabalham com a área da sua necessidade, mas também, uma pesquisa mais detalhada sobre cada uma delas. Desta forma, você deve sempre verificar o histórico da empresa que  deseja contratar. Pesquise sobre sua cultura, seriedade e a qualidade do serviço oferecido, e entenda se essa empresa de terceirização é realmente competente e comprometida.

Você pode buscar algumas destas informações com outras empresas que já tenham  contratado seus serviços e buscar entender qual foi a experiência entre contratante e  contratada. Para a pesquisa, recomendamos que você faça alguns questionamentos, como: “Quais foram os resultados atingidos?”, “Qual a qualificação dos profissionais?”, “Como foi o atendimento dos prestadores de serviços?” e “Você contrataria essa empresa novamente?”.

Além disso, é interessante que você busque empresas de terceirização consolidadas no mercado, que possuam algum tempo de experiência e já tenham atendido empresas do seu setor ou similares.


TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO

Para evitar problemas graves, saiba qual o nível de transparência na gestão da empresa que pode ser contratada. Veja se você tem a possibilidade de checar informações sobre a empresa, se ela segue as leis vigentes quando se trata, tanto da documentação e pagamento dos encargos trabalhistas dos funcionários, quanto das cláusulas contratuais estabelecidas no contrato de prestação de serviços, pois elas podem afetar a sua empresa.

Um outro ponto a ser pesquisado é a solidez financeira da empresa a ser contratada. Procure informações sobre a veracidade das informações passadas, através do recebimento de certidões de débitos e demais documentações necessárias.

No caso de dúvidas, é interessante consultar um(a) advogado(a) trabalhista ou empresarial para entender de modo mais aprofundado a situação dos funcionários da empresa que você deseja contratar.

É importante saber se a empresa conta com sólida estrutura jurídica para suportar decisões com embasamento técnico, profissionalismo e comprometimento.

GARANTIA DE IMPLANTAÇÃO NO PRAZO ACORDADO

Para que o serviço comece no prazo estipulado, certifique-se de que o acordo lhe oferece algum tipo de garantia, assegurando que a empresa de terceirização cumprirá o que for acordado para a implantação. Esta é uma medida que pode evitar uma série de “dores de cabeça” para você e para sua equipe.

Então, quando você estiver negociando, verifique se a empresa tem meios de resolver possíveis problemas que possam acontecer, como a não disponibilidade de funcionários no dia do serviço, por exemplo. Ou então, a falta do planejamento e apoio necessários para a implantação. Tendo isso feito, caso aconteça algum contratempo após o fechamento do negócio, você terá apoio judicial por meio da garantia que estará na cláusula do contrato.

MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Uma das maiores preocupações por parte do empresário no momento da contratação do serviço terceirizado, é a qualidade da mão de obra que ele está buscando. Isso se disseminou quase como um “fantasma” no mercado porque algumas empresas de terceirização cobram preços muito baixos e geralmente não se preocupam com a seleção, treinamento e com a capacitação dos funcionários, causando muitos problemas para as empresas contratantes.

Para evitar esse contratempo, desconfie de empresas que possuem um valor de contratação muito abaixo do mercado e, se possível, tente entender como funciona o processo de recrutamento e treinamento da empresa de terceirização visada. Lembre-se que uma empresa séria qualifica seus funcionários, possui processos bem definidos e valoriza o serviço deles.

DISPONIBILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO OU REPOSIÇÃO

Atente-se aos processos que a empresa terceirizada segue na ocasião de substituição ou reposição de algum funcionário. A empresa te dará o apoio necessário? Essa é uma indagação não só importante, mas necessária, visto que, caso um funcionário terceirizado falte um dia, ele pode prejudicar toda a operação de uma área da sua empresa. Portanto, busque informar-se a maneira com que a companhia que será contratada te dará suporte neste tipo de caso, entenda se eles possuem algum tipo de plano de substituição ou reposição de funcionários.

Caso a empresa opte pelo modelo de substituição e reposição, certifique-se de que você não terá que pagar taxas extras por isso, tendo tudo dentro das cláusulas contratuais.

Contratar uma prestadora de serviços terceirizados pode ser ótimo para sua empresa. Pode ajudar e simplificar os seus processos, facilitar o trabalho dos seus colabores, otimizar o funcionamento das áreas e colaborar com o crescimento do seu negócio. Ou, pode ser um grande problema e gerar arrependimento, pode aumentar suas despesas e complicar seus processos.

Se vai ser de um jeito ou de outro, isso depende de você e da sua equipe, então antes de assinar qualquer contrato, estudo bem, pesquise com cuidado, verifique todas as cláusulas e se certifique que a empresa de terceirização que você vai contratar te dará apoio nos momentos mais complicados. Assim, você poderá se assegurar de que fez a contratação certa e de que ela ajudará a sua empresa a crescer e a prosperar.

E então, quer conhecer o Grupo Veralana?

Veralana Serviços: personalizamos mão de obra na justa medida para você!

Veralana RH: Saber humano, fazer humano: Gente do bem, trabalha bem.

Nossa expertise permeia todos os nossos negócios!

Conheça nosso site e entre em contato com a gente!


COMPARTILHE ESSE ARTIGO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter

Fale Conosco

Tem uma pergunta ou deseja entrar em contato com a gente?
Envie-nos uma mensagem.